Fases de Desenvolvimento das Organizações

Construímos nossa visão sobre as organizações a partir do princípio de que, assim como o ser humano que as compõe, são seres coletivos e compostas de diversos órgãos, que se interagem e se complementam, atuam de forma harmoniosa ou não, e que podem ser sadias, vitais ou podem também adoecer.

Entendendo como seres coletivos que possuem vida, as organizações também passam por diferentes fases no seu processo de desenvolvimento. Como seres vivos, as organizações têm seus próprios ritmos, suas próprias características e suas próprias regras, mas considerando as leis gerais que são aplicáveis a todas elas, sem afetar a singularidade de cada uma, podemos dizer que elas nascem, crescem, desenvolvem-se e eventualmente morrem. De forma simplificada podemos, considerando suas características, nomear cada uma das fases da seguinte forma:

– Fase Pioneira
– Fase Diferenciada
– Fase Integrada
– Fase Associativa

Cada fase tem suas características dominantes que se revelam em um ou mais dos quatro níveis: Identidade, Relações, Processos e Recursos, como podemos ver a seguir:

Em que fase você classificaria a sua organização hoje? Quais são os desafios nos diferentes níveis

(Identidade, Relações, Processos e Recursos)? Qual é a principal questão da sua organização?

Fonte: Adigo Consultores