“A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas”
Mario Quintana
Sobre os processos de Coaching
O que entendemos por processo de coaching? Utiliza-se de metodologia diferenciada e estruturada, com uma abordagem humanista, profunda e focada em resultados.
O significado original da palavra coach, é carruagem ou veículo que leva alguém de um lugar para outro. Metaforicamente podemos entender que coaching é o processo que leva o desempenho de alguém de um lugar para outro.
O coaching enquanto processo acontece quando alguém se coloca no papel de ajudar uma pessoa a conseguir melhores resultados ou conquistar novos objetivos, a partir de reflexões provocadas por técnicas, ferramentas e exercícios específicos que são utilizados durante as sessões e nos intervalos entre elas. O processo se dá em uma relação de parceria entre o coach (profissional contratado) e o coachee (cliente que passa pelo processo de coaching e traz o desafio, a questão ou o objetivo a ser alcançado).
A palavra coach também é associada a treinadores de times ou de esportistas de alta performance e chegou ao mundo corporativo em função do grande impacto que o processo gera no coachee, assim como nas equipes, pares, líderes, clientes, ambiente organizacional e, por consequência, nos resultados. Se tornou bastante comum nas organizações por um motivo muito simples, ele funciona.
Hoje a aceleração exponencial das mudanças organizacionais, sociais e tecnológicas demanda um coach maduro e consciente, um profissional capaz de reconhecer a essência das transformações individuais e de grupos, apto a lidar de forma assertiva em situações de incertezas e paradoxos.